segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Base: acerte na escolha para uma pele perfeita e natural




Para ficar com aquele rosto de boneca depois de terminar a maquiagem, acertar na base é indispensável. É ela que vai uniformizar a cor da pele, camuflar e corrigir pequenas imperfeições e ainda vai contribuir para que o make dure mais tempo.
Na hora de passar o produto, a dica mais importante é procurar deixar o rosto com o aspecto leve e natural. Para isso, é preciso acertar na escolha da cor e textura da base.

Acerte na cor

Para parecer naturalmente bonita, é indispensável acertar na escolha da cor da base na hora de comprá-la. Nunca teste o produto na mão, mas sim sempre no rosto, pois essas duas regiões têm tonalidades diferentes. Se puder ir à loja com a pele sem maquiagem, a chance de acerto também será maior.
Se duas bases forem muito parecidas e você ficar na dúvida, opte sempre pela mais clara. Com o passar do tempo, ela seca e tende a escurecer.
Para aquelas que possuem a pele clara, vale escolher um tom de base mais claro que o do rosto, pois ficará mais natural algumas horas após a aplicação do make. As variações de bege geralmente se adequam muito bem nesses casos.
As morenas devem escolher sempre tonalidades que dão o efeito de pele bronzeada, pois nesse tipo de pele é fácil errar e acabar com uma aparência pálida. Para aquelas cuja pele aproxima-se da cor negra, uma boa opção é utilizar os cremes bronzeadores que não têm brilho em substituição à base.

Cuide da pele antes de aplicar a base

Antes de começar a maquiagem é importante cuidar da face para que o resultado seja mais natural. Limpe cuidadosamente o rosto, tonifique e hidrate com o produto adequado ao seu tipo de pele.
Um cuidado importante é não se esquecer de aplicar o protetor solar durante o dia e, antes de sair à noite, passar o primer. Esse último é indicado também para dias de intenso calor, pois ele ajuda a fixar o make.
Espere os produtos secarem e então aplique a base.

Pincel ou esponja: qual é o melhor?

Em um primeiro momento, a dica é esquecer a esponja e optar sempre pelo pincel para aplicar a base. Ele evita desperdícios do produto e ainda proporciona um resultado mais natural. Se não tiver um à mão, vale usar os dedos para aplicação.
No entanto, o tipo de base também influencia na escolha. Os tipos em bastão e compactos (duo base) geralmente são aplicados com a esponja, por serem mais consistentes. Porém, no caso da base em pó e líquida, não tenha dúvidas em preferir o pincel.
Comece espalhando o produto sempre pela zona T da face (testa, nariz e queixo) e só então o aplique nas laterais e bochechas. Dessa forma, é mais fácil conquistar uma cobertura uniforme e padronizar o tom da pele.

Textura certa, make sem erros

Já existem no mercado várias opções de base com texturas diferentes que, consequentemente, dão efeitos diferentes à pele. Escolha de acordo com suas características e facilidade de aplicação.
Uma textura que a cada dia conquista mais consumidoras e merece destaque é a de efeito matte. Em geral, é indicada para peles oleosas, pois reduz o brilho característico desse tipo de pele. Além disso, ela ainda deixa a face com aspecto macio e aveludado.
Marcas como Maybelline e Boticário possuem opções de produtos desse tipo com preços acessíveis a todas.

Base líquida

Essa base pode ser facilmente encontrada na bolsa das mulheres, tem superfície fina e, por ser feita à base de água, deixa a pele com aparência bem natural. Uma de suas vantagens é que é fácil de espalhar, deixa o rosto úmido e fresco. É indicada para peles secas ou normais.
É comum encontrar as versões de base HD com essa consistência.


Base em bastão

Como é consistente, proporciona uma cobertura mais densa à face e é indicada principalmente para pele oleosa.
É um dos tipos de base mais difíceis de aplicar, pois é fácil criar acúmulos do produto em algumas regiões do rosto. É possível ainda utilizá-la como corretivo, para esconder imperfeições mais profundas.



Base mousse

Esse tipo de base é indicado para aquelas com pele oleosa, pois anulam o brilho sem deixar o visual pesado.
Por não ser tão consistente, esse tipo de produto é mais fácil de aplicar se comparado aos modelos compactos e em bastão, sendo que o efeito é o mesmo.

Base em pó

Entre todas as versões, a base em pó é a mais fácil de aplicar e por isso não pode faltar na sua bolsa. É indicada para peles normais e oleosas, pois o pó ajuda a tirar o brilho do rosto. Ela garante cobertura média e deve ser aplicada com pincel.

Base mineral

Essa versão é geralmente encontrada na textura em pó. Ela é mais benéfica à pele pois pode ser considerada fonte de minerais. O produto pode ser usado em todos os tipos de pele.

Duo base/ base compacta

Esse tipo de base tem textura entre as versões em pó e líquida. É uma evolução do antigo pan cake, proporcionando uma cobertura intensa.
Assim como o tipo bastão, esse produto é mais difícil de aplicar e pode acabar dando ênfase às rugas. Não deve ser utilizada por mulheres com a pele seca, mas é ideal para quem precisa esconder manchas.
Para aplicar, pegue sempre pequenas quantidades na esponja. Assim ficará mais difícil de errar.

Base cremosa

É fácil de aplicar e cobre manchas superficiais deixando a pele com um aspecto natural. Em geral, sua consistência lembra a de hidratantes com cor. É ideal para o dia a dia, pois tem absorção rápida e longa duração. Para as pele secas, é uma boa opção.

Ultrafluida

Por ser praticamente transparente, se adequa facilmente a qualquer tom de pele e proporciona um efeito luminoso, leve e natural. Porém, vale ressaltar que ela não cobre cicatrizes, sinais de acne ou manchas.
Depois dessas dicas, acerte na compra da base e fique com uma pele de dar inveja.
Confira na galeria algumas opções de produtos e onde encontrá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário